segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Agosto

Início de semana e uma manhã super clara. Logo cedo o vento forte que sopra nesta época deu mais um daqueles seus pequenos suspiros, como se Eolo buscasse fôlego entre as rajadas, para em seguida prosseguir em sua costumeira faina de refrescar nossas vidas e interrompendo assim o farfalhar das pequeninas folhas das figueiras do quintal; também permitindo, com o maravilhoso e pausado silêncio, que se escutasse, bem ao longe, o som de uma fanfarra, com a batida de seus tambores ditando o ritmo de marcha.
Estranho... Em vinte anos morando aqui, não me recordo de ter escutado antes uma banda por estas bandas. Talvez a direção das correntes de ar, quase sempre tão imutáveis na nossa costa, houvesse sofrido uma variação hoje; ou algum acontecimento inusitado estivesse se desenrolando, sem que eu tivesse tomado conhecimento.
Nada disso: apenas uma escola do ensino fundamental ensaiando sua apresentação para a semana da pátria.
De repente, acordei.
Incrível! Já é agosto, as aulas retornaram e o segundo semestre “inicia-se”. Apenas ontem eram férias e a cidade vivia um frenesi de diversão e descompromisso. Hoje, o mesmo sol iluminará a fronte de cidadãos mais atinados, obrigatoriamente, com a sobrevivência e com um corre-corre que não consegue parar.
Os cajueiros já estão florindo e a partir de agora, com as ventanias, a meninada fará folguedos com suas pipas em batalhas encarniçadas de cerol.
E eu ficarei aguardando a primavera trazer de volta a sombra para a minha varanda.
Enquanto isso, vamos que vamos, que o fim do ano vem aí e nos apanha de calças curtas!

3 comentários:

  1. yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy?

    =D

    ResponderExcluir
  2. Simples artifício para postar numa data o que ainda não estava concluído nela.
    Entendeueueueueueueueueu?

    ResponderExcluir
  3. Essa sua faceta de tradudir o que lhe salta aos olhos e ouvidos é particularmente "gostosa" de ler...

    ResponderExcluir

Livre pensar, é só pensar. Mas na cabeça de nada lhe serve. Exprima-o!